Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Corrida Armamentista, Espacial e a Crise dos Mísseis

Passada hoje pelo Professor Mario Mansano um pouco mais da Guerra Fria, desta vez falando sobre: Corrida Armamentista e Espacial, nas quais marcam uma época não só importante na Guerra Fria, mas sim, em toda a sociedade.

Corrida Armamentista:
Após 1945 os EUA tinham o controle do poderio atômico, sendo temido pelo mundo. Em 1949 a URSS demontra o poder da sua bomba atômica, começa então uma disputa entre EUA e URSS para ver quem possuiria mais e melhores bombas atômicas.
Em 1959 os americanos desenvolvem a BOMBA H - 500x mais forte que as bombas lançadas no Japão.
Surge no mundo um medo de que a qualquer momento houvesse uma Guerra Nuclear. Se os EUA e a URSS entrassem em uma Guerra Atômica, poderiam destruir o mundo 48 VEZES!!!!!

Vídeo que fala um pouco sobre os países de armamentos nucleares:



Corrida Espacial:
EUA e URSS também disputavam a conquista do espaço. Quem dominasse o espaço primeiro mostraria a sua superioridade tecnológica.
A URSS toma a liderança: lança o primeiro satélite (1957) e leva o primeiro ser vivo ao espaço - Cadela Laika (1958).
Em 1958 é criada a NASA, e, no mesmo ano os EUA lançam o seu 1º satélite: Explorer I. Mas em 1961 a URSS manda o 1º ser humano para fora da órbita da Terra - Iuri Gagarin, na nave Vostok I. Porém os EUA criam um grande vantagem quando em 1969 mandam a nave Apollo 11 para Lua - Neil Armstrong e Buzzaldrin. "Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humaninade."

Vídeo mostrando curiosidades da Corrida Espacial:




Crise dos Mísseis:
Em 1962 o mundo chegou muito perto de uma Guerra Nuclear (Cuba, EUA e URSS). Satélites dos EUA descobrem bombas nucleares na costa cubana, apontada para os EUA. Um clima de medo e tensão impera no mundo, qualquer atitude impesada poderia resultar numa Guerra. Isto foi uma resposta a uma tentativa americana de colocar mísseis na Turquia.
Um acordo entre os presidentes da URSS e dos EUA acabaram com a retirada dos mísseis de ambos os lados.

Vídeo mostrando completamente a Crise:


KGB e a Guerra Fria

KGB, em português Comitê de Segurança do Estado, era a principal organização de serviços secretos da União Soviética. A União Soviética teve, desde sempre, uma polícia política muito poderosa, que esteve sempre presente em todas as etapas da sua evolução social, independentemente de qual fosse o regime instituído, em algumas épocas, a atuação era mais intensa no interior da sociedade, em outros momentos, o serviço secreto priorizava a inteligência e operações nos países estrangeiros, o que provocou diversas mudanças nestas instituições. O KGB era uma polícia secreta e política que não tinha equivalente no mundo, porque se situava em um nível completamente diferente dos outros serviços especiais, constituía igualmente um ministério. Sendo uma organização militar totalmente independente das Forças Armadas.


sábado, 3 de setembro de 2011

Curiosidades: Armas da Guerra Fria

Quem já leu romances que se passaram na Guerra Fria, ou simplesmente sabem sobre ela, certamente irá ler essa curiosidade em busca de fotos de armas em miniatura, feita especialmente para serem facilmente camufladas. Diferente do que muitos pensam, estas armas não existiram apenas na ficção e vão bem além do que podemos imaginar!!!













                                                     
                                          

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CIA e a Guerra Fria

Os tempos da Guerra Fria foram também tempos de espionagem e contra-espionagem. No bloco capitalista destacou-se a CIA-Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), dos Estados Unidos. "Inteligência" tem a ver com "informação", que é a coisa mais valiosa para um espião. Os agentes da CIA respondem diretamente ao presidente dos Estados Unidos. Além de espionar seus adversários, os agentes da CIA também participam na organização de golpes de Estado que instalaram ditaduras militares em vários países da América Latina. A CIA tem como objetivo espionar e investigar atividades comunistas dentro e fora do seu país.






Uma reportagem do Jornal Nacional que mostrou um pouco mais sobre a Guerra Fria:






Video: http://www.youtube.com/watch?v=GMg75cWHYNo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espionagem_na_Guerra_Fria

Envolvimentos Indiretos da Guerra Fria


Envolvimentos Indiretos



 Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista. 


Tudo sobe o "MURO DE BERLIM"

Então gente hoje falaremos sobre o Muro de Berlim, que foi um grande marco da Guerra Fria.
O muro foi construído em 13 de agosto de 1961, assim completando 50 anos nesse ano de 2011.

Após a 2 Guerra Mundial a Alemanha foi dividida entre Leste (França, Inglaterra e EUA) e Oeste (URSS), junto com a Alemanha, Berlim também foi dividida. Quando os países capitalistas entregam a administração dos seus lados para autoridades alemãs eleitos pelo povo, a URSS se zanga. Então a mesma faz um bloqueio a todas rodovias e ferrovias, intrronpendo o fluxo de mercadorias e pessoas. Em 1949 o bloqueio é suspenso. No mesmo ano a Alemanha é dividida em 2 estados independentes: República Federativa da Alemanha, ou RFA,(ocidental e capitalista) e a República Democrática da Alemanha, ou RDA, (oriental e capitalista).
Em 1961, para impedir que as pessoas do lado oriental fugissem para o ocidental os soviéticos constroem um muro dividindo a cidade de Berlim - MURO DE BERLIM. No qual era vigiado por soldados armados.
Este muro é um símbolo da Guerra Fria e da intolerância entre os EUA e a URSS.

O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O evento é conhecido como a queda do muro. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar. Além disto, houve um enorme fluxo de refugiados ao Ocidente, pelas embaixadas da RFA, principalmente em Praga e Varsóvia, e pela fronteira recém-aberta entre a Hungria e a Áustria, perto do lago de NeusiedlOs cidadãos da RDA foram recebidos com grande euforia em Berlim Ocidental. Muitas boates perto do Muro espontaneamente serviram cerveja gratuita, houve uma grande celebração na Rua Kurfürstendamm, e pessoas que nunca se tinham visto antes cumprimentavam-se. Cidadãos de Berlim Ocidental subiram o muro e passaram para as Portas de Brandenburgo, que até então não eram acessíveis aos ocidentais. O Bundestag interrompeu as discussões sobre o orçamento, e os deputados espontaneamente cantaram o hino nacional da Alemanha.


Trailer do filme "Adeus Lênin" que retrata uma parte da Guerra Fria:




Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WjViOCJysu
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim ( Queda do Muro )

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Divisão Mundial

BLOCO SOCIALISTA:
- Liderado pela URSS e aliados
- Estado forte
- Economia Socio-Estatal
- Comunismo









BLOCO CAPITALISTA:
- Liderado pelos EUA e aliados
- Livre comércio
- Liberdade individual
- Capitalismo




Introdução - Guerra Fria

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. 
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta ou seja bélica, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até à década de 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente estadunidense Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas".
Fontes: http://suapesquisa.com/guerrafria/ (adaptado)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria     (adaptado)