Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Corrida Armamentista, Espacial e a Crise dos Mísseis

Passada hoje pelo Professor Mario Mansano um pouco mais da Guerra Fria, desta vez falando sobre: Corrida Armamentista e Espacial, nas quais marcam uma época não só importante na Guerra Fria, mas sim, em toda a sociedade.

Corrida Armamentista:
Após 1945 os EUA tinham o controle do poderio atômico, sendo temido pelo mundo. Em 1949 a URSS demontra o poder da sua bomba atômica, começa então uma disputa entre EUA e URSS para ver quem possuiria mais e melhores bombas atômicas.
Em 1959 os americanos desenvolvem a BOMBA H - 500x mais forte que as bombas lançadas no Japão.
Surge no mundo um medo de que a qualquer momento houvesse uma Guerra Nuclear. Se os EUA e a URSS entrassem em uma Guerra Atômica, poderiam destruir o mundo 48 VEZES!!!!!

Vídeo que fala um pouco sobre os países de armamentos nucleares:



Corrida Espacial:
EUA e URSS também disputavam a conquista do espaço. Quem dominasse o espaço primeiro mostraria a sua superioridade tecnológica.
A URSS toma a liderança: lança o primeiro satélite (1957) e leva o primeiro ser vivo ao espaço - Cadela Laika (1958).
Em 1958 é criada a NASA, e, no mesmo ano os EUA lançam o seu 1º satélite: Explorer I. Mas em 1961 a URSS manda o 1º ser humano para fora da órbita da Terra - Iuri Gagarin, na nave Vostok I. Porém os EUA criam um grande vantagem quando em 1969 mandam a nave Apollo 11 para Lua - Neil Armstrong e Buzzaldrin. "Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humaninade."

Vídeo mostrando curiosidades da Corrida Espacial:




Crise dos Mísseis:
Em 1962 o mundo chegou muito perto de uma Guerra Nuclear (Cuba, EUA e URSS). Satélites dos EUA descobrem bombas nucleares na costa cubana, apontada para os EUA. Um clima de medo e tensão impera no mundo, qualquer atitude impesada poderia resultar numa Guerra. Isto foi uma resposta a uma tentativa americana de colocar mísseis na Turquia.
Um acordo entre os presidentes da URSS e dos EUA acabaram com a retirada dos mísseis de ambos os lados.

Vídeo mostrando completamente a Crise:


KGB e a Guerra Fria

KGB, em português Comitê de Segurança do Estado, era a principal organização de serviços secretos da União Soviética. A União Soviética teve, desde sempre, uma polícia política muito poderosa, que esteve sempre presente em todas as etapas da sua evolução social, independentemente de qual fosse o regime instituído, em algumas épocas, a atuação era mais intensa no interior da sociedade, em outros momentos, o serviço secreto priorizava a inteligência e operações nos países estrangeiros, o que provocou diversas mudanças nestas instituições. O KGB era uma polícia secreta e política que não tinha equivalente no mundo, porque se situava em um nível completamente diferente dos outros serviços especiais, constituía igualmente um ministério. Sendo uma organização militar totalmente independente das Forças Armadas.