Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Corrida Armamentista, Espacial e a Crise dos Mísseis

Passada hoje pelo Professor Mario Mansano um pouco mais da Guerra Fria, desta vez falando sobre: Corrida Armamentista e Espacial, nas quais marcam uma época não só importante na Guerra Fria, mas sim, em toda a sociedade.

Corrida Armamentista:
Após 1945 os EUA tinham o controle do poderio atômico, sendo temido pelo mundo. Em 1949 a URSS demontra o poder da sua bomba atômica, começa então uma disputa entre EUA e URSS para ver quem possuiria mais e melhores bombas atômicas.
Em 1959 os americanos desenvolvem a BOMBA H - 500x mais forte que as bombas lançadas no Japão.
Surge no mundo um medo de que a qualquer momento houvesse uma Guerra Nuclear. Se os EUA e a URSS entrassem em uma Guerra Atômica, poderiam destruir o mundo 48 VEZES!!!!!

Vídeo que fala um pouco sobre os países de armamentos nucleares:



Corrida Espacial:
EUA e URSS também disputavam a conquista do espaço. Quem dominasse o espaço primeiro mostraria a sua superioridade tecnológica.
A URSS toma a liderança: lança o primeiro satélite (1957) e leva o primeiro ser vivo ao espaço - Cadela Laika (1958).
Em 1958 é criada a NASA, e, no mesmo ano os EUA lançam o seu 1º satélite: Explorer I. Mas em 1961 a URSS manda o 1º ser humano para fora da órbita da Terra - Iuri Gagarin, na nave Vostok I. Porém os EUA criam um grande vantagem quando em 1969 mandam a nave Apollo 11 para Lua - Neil Armstrong e Buzzaldrin. "Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humaninade."

Vídeo mostrando curiosidades da Corrida Espacial:




Crise dos Mísseis:
Em 1962 o mundo chegou muito perto de uma Guerra Nuclear (Cuba, EUA e URSS). Satélites dos EUA descobrem bombas nucleares na costa cubana, apontada para os EUA. Um clima de medo e tensão impera no mundo, qualquer atitude impesada poderia resultar numa Guerra. Isto foi uma resposta a uma tentativa americana de colocar mísseis na Turquia.
Um acordo entre os presidentes da URSS e dos EUA acabaram com a retirada dos mísseis de ambos os lados.

Vídeo mostrando completamente a Crise:


Um comentário:

  1. Vale a pena ver os vídeos, ajuda muito o melhor compreendimento do assunto! #ficaadica (=

    ResponderExcluir